Piolhos

  • Sharebar

piolho sobre tratamento dos piolhospiolhos – piolhos

Os Piolhos e a Humanidade

O piolho sempre fez parte da história da humanidade. Ler os registros históricos mostra como estes seres convivem conosco há muito tempo. Não sei quanto aos leitores, mas tenho vários colegas que quando ouvem a palavra piolho automaticamente levam a mão à cabeça e dão uma leve “coçadinha” nos cabelos. É puro reflexo. Lembro-me de colegas de infância que a mãe passava Neocid nos cabelos para acabar com esta praga.

Desnecessário dizer que fui vítima desse costume errado também. O duro era ficar com o lenço na cabeça e sem sair de casa, pois se um amigo visse, sua “moral” na turma iria cair bastante. O que nos salvava era que as mães conversam umas com as outras e assim aqueles que usavam os lenços dentro de casa eram conhecidos, todos sabiam e ninguém poderia fazer brincadeiras na rua, pois todos foram vítimas desta medida extrema. Dado o histórico de cada um com os piolhos, vamos revisar alguns pontos bem interessantes deste parasita:

Curiosidades sobre os Piolhos

  • A fêmea ao longo da sua curta vida de 40 dias aproximadamente produz mais de 200 ovos, com uma média de dez ovos por dia. Se você retirar a fêmea do couro cabeludo ela morre em 48 horas.
  • Em média, o ovo do piolho, a conhecida lêndea, fica grudado no cabelo até oito dias, que é o tempo necessário para o surgimento de um novo piolho.
  • Depois da gripe, é a doença mais frequente em crianças que frequentam a escola, estimando-se que 25% de todas elas tenham piolhos.
  • Ao contrário do que imaginam várias pessoas, piolhos não voam, não saltam e não sinalizam falta de higiene. Outro ponto a destacar é que o tamanho do cabelo não influencia na transmissão.
  • Crianças podem estar infestadas sem apresentarem os clássicos sintomas de coceira intensa no couro cabeludo embora na nuca e atrás das orelhas sejam bastante comuns, feridas causadas pelo ato de coçar, marcas visíveis deixadas pelas picadas do inseto e aparecimento de ínguas e infecções secundárias nos casos mais graves de infestação. Estas infecções chamadas piodermites são causadas pelos estafilococos que penetram na ferida aberta pela coceira frequente.

Tratamento e Medidas Contra Os Piolhos

  • O tratamento deste parasita envolve aplicação tópica de xampu, loções ou cremes que contém permetrina, deltametrina, monossulfiram e benzoato de benzila. Para casos resistentes, utiliza-se ivermectina oral.
  • Alguns pediatras defendem que em crianças abaixo de dois anos não se utilize inseticidas. Nestes casos, utilizar o pente fino molhado para retirada das lêndeas, penteando o cabelo quatro vezes ao dia por duas semanas.
  • Lêndeas localizadas acima de um centímetro de distância do couro cabeludo não são viáveis, pois o cabelo cresce 1 centímetro ao mês e os ovos demoram entre 15 a 20 dias para eclodirem. Isto significa que estas lêndeas não mais se transformarão em piolhos.
  • Não esquecer de trocar a roupa de cama diariamente, lavando-a com água quente e em seguida passar a ferro. Quanto aos pentes utilizados, devem ser fervidos e lavados depois com álcool.
  • Avisar a direção da escola para que as outras mães observem sobre a existência de piolhos nos cabelos dos filhos, evitando novas reinfestações, além de somente permitir a volta às aulas após a remoção total dos piolhos. Enquanto houver piolhos, a criança deve ficar afastada da escola.
infografico sobre piolhos
Observação: Clique no Infográfico para ampliar.

Sobre o Autor: Telmo Giani

Foto Curso Farmacologia OnlineTelmo Giani é Farmacêutico, Professor e Palestrante. Criou e desenvolve uma Metodologia Diferenciada de Estudo da Farmacologia. Ele consegue sintetizar em vídeos de 5 a 8 minutos as melhores Dicas, Orientações e “Macetes” sobre Doenças e Medicamentos. Já treinou mais de 12.000 Profissionais do Varejo Farmacêutico. Veja neste site: http://farmacologiaonline.com

Clique no banner abaixo para acessar o site:

logo-branco3-600x131

Tags: , , , , ,

Facebook Comments:

Leave A Reply (No comments so far)

No comments yet

Portal de Atualização Farmacêutica

Pesquisa

Você tem treinamento de Varejo Farmacêutico?

View Results

Loading ... Loading ...

Arquivos

Calendário

agosto 2014
D S T Q Q S S
« jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31