Como Tomar Medicamentos Liquidos

Orientacoes Aos Pacientes

Um ponto Importante destacado por Telmo Giani são as orientacoes aos pacientes sobre o uso do Medicamento.

A orientação correta do paciente sobre o uso do medicamento implica, muitas vezes, no sucesso deste tratamento.

Veja neste Vídeo:

<<<—– Anticoncepção de Emergência

Orientacoes Aos Pacientes Sobre Medicamentos Líquidos

Vamos pegar um exemplo bem simples: Medicamento Líquido. Vários medicamentos líquidos apresentam um copo medida para que possamos dar a dose correta do medicamento, prescrita pelo médico.

  • E se o paciente perde o copo medida? Aí então a gente vai cair em um erro frequente, um erro recorrente, importante e sério:

A maioria absoluta das pessoas quando perde o copo medida dá o remédio usando uma colher. E se você pegar uma colher de sopa, que na teoria mede 15 ml, você vai notar que muitas vezes ela não passa de 12 ml. Uma colher de sobremesa que era para caber 10 ml está entre 7, 8 às vezes 8,5 ml. A colher de chá que era para ter 5 ml raramente ultrapassa 4 ml. E a de café frequentemente mede 1,5 a 1,8 ml.

Então, o que nós temos nesta situação: Paciente tomando a medicação em uma quantidade 30 às vezes 40% menor do que a dose prescrita pelo médico. 30 a 40% menor do que é a recomendada pelos consensos médicos, pelas diretrizes e pelos trabalhos científicos.

Isto gera muitas vezes o insucesso terapêutico, o paciente fica insatisfeito, o quadro dele pode se agravar, muitas vezes ele vai ter que tomar uma outra medicação para substituir aquela que não teve o efeito e aí nós temos toda uma série de efeitos na saúde pública.

  • É muito simples as orientacoes aos pacientes neste caso. Reforçar com ele a importância do uso da SERINGA. Se perdeu o copo medida, dê a medicação na Seringa. E, às vezes, é necessário pegar uma seringa e mostrar para o paciente ao encher uma colher como a seringa é precisa e como a colher falha ao administrar a medicação.

Esta é uma informação, uma “Dica” muito importante. A gente observa os pacientes muitas vezes não acreditando nisto, achando que é uma informação tão simples que não era tão importante. E é.

Orientacoes Aos Pacientes Sobre Xarope

Uma outra orientação que gostamos de destacar é a questão do xarope.

Deixe-me fazer uma pergunta para você: Independente do fato de você já ter este conhecimento ou não, quantas vezes você foi no balcão de uma drogaria ou quantas vezes você consultou um profissional da saúde e ele lhe disse que após tomar um xarope (ou no caso se você estiver administrando um xarope para uma criança), que deve escovar os dentes?

  • Xarope tem açúcar na formulação. 

Então, administra-se a medicação para a criança e não se escova os dentes e fica aquele açúcar na boca da criança, próximo aos dentes. E se esta higiene não for feita, isto pode facilitar o aparecimento de cáries.

Novamente é uma informação que os pacientes ficam olhando para você como uma “cara” de quem não compreendeu bem, que não é necessário. Mas é. Açúcar nos dentes tem um potencial cariogênico.

Então, é uma orientação extremamente simples, importante e prática.

Sobre o Autor: Telmo Giani

Foto Curso Farmacologia OnlineTelmo Giani é Farmacêutico, Professor e Palestrante. Criou e desenvolve uma Metodologia Diferenciada de Estudo da Farmacologia. Ele consegue sintetizar em vídeos de 5 a 8 minutos as melhores Dicas, Orientações e “Macetes” sobre Doenças e Medicamentos. Já treinou mais de 12.000 Profissionais do Varejo Farmacêutico. Veja neste site: http://farmacologiaonline.com

Clique no banner abaixo para acessar o site:

logo-branco3-600x131