Medicamentos que provocam tosse. Quais e por que?

  • Sharebar

Algumas classes de medicamentos são conhecidas por causarem tosse, uma reação adversa que pode levar ao abandono do tratamento pelo paciente, suspensão do medicamento e substituição por outro ou combate ao sintoma. Tosse não é uma doença e sim um sintoma que é comum em várias patologias.

Dentro deste contexto, vamos responder a três perguntas:

  • Quais são os medicamentos que causam tosse?
  • Como ocorre este mecanismo?
  • O que deve ser feito nesta situação?

Para abordar este importantíssimo tema, preparamos um resumo baseado no artigo Tosse crônica: não se esqueça das causas induzidas por drogas, publicado no periódico Primary Care Respiratory Journal 2012; 21(3): 342-348

Principais classes de medicamentos causadoras de tosse

  • Inibidores da EC (inibidores da enzima conversora da angiotensina )

Medicamentos muito utilizados em patologias cardiovasculares, a tosse seca noturna é relatada por 5-35% dos pacientes. Há pouca relação dose-resposta e embora o início da tosse possa aparecer 6 meses após iniciada a terapêutica, normalmente ocorre na primeira semana do tratamento.

Deve-se destacar que a remissão da tosse pode ocorrer em poucas semanas, porém uma faixa significativa dos pacientes pode relatar até três meses para cessar esta reação adversa.

Sabe-se que ocorre devido á liberação de bradicinina, que normalmente é metabolizada pela ECA nos pulmões. As queixas referem-se a prurido ou aspereza na garganta. A abordagem mais efetiva é interrupção do medicamento. Curiosamente observou-se que esta reação apresenta-se com mais frequência nas mulheres, talvez por terem o reflexo da tosse mais acentuado, e nos chineses.

Caso seja reintroduzido outro IECA, a reincidência da tosse é observada.

  • Bloqueadores do RA2 (receptor da angiotensina 2)

A troca do IECA pelo RA2 em paciente com relato de tosse é comum, embora estas classes de medicamentos possuam efeitos similares. Exemplificando, os Bloqueadores de RA2 também podem causar tosse, porém esta situação é três a quatro vezes menos comum. A reincidência também é menor caso seja reintroduzido, em comparação com os IECA.

  • Betabloqueadores

A tosse pode ser a manifestação inicial da hiper-responsividade das vias aéreas ou da bronco-constrição, efeitos relacionados aos Betabloqueadores.

  • AINEs

A bronco-constrição pode ocorrer em 5% dos pacientes com asma, devido as ações relacionadas aos leucotrienos e ciclooxigenase 1. Importante destacar que os sintomas podem surgir entre 30 minutos a três horas após a administração do medicamento e estar ligado a rubor facial e sintomas nasais. Nesta situação, os antagonistas dos leucotrienos, que fazem parte da farmacoterapêutica da asma podem ser utilizados.

  • Antagonistas do cálcio

Provocam a tosse por refluxo devido a ação de relaxamento da pressão do esfíncter esofágico inferior. Assim, haverá alteração do esvaziamento esofágico e esta alteração é dependente da dose.

Os trabalhos sobre o tema relatam que o verapamil e o anlodipino apresentam mais queixas de tosse do que o diltiazem. Atenção: a tosse por refluxo pode também ser aumentada pelo uso de outros medicamentos como nitratos, por ações semelhantes na pressão do esfíncter esofágico inferior. A supressão da tosse pode demorar até três meses com a suspensão dos medicamentos.

Por fim, lembre-se que a tosse que se relaciona a medicamentos pode sinalizar outras patologias e desta forma a consulta ao especialista torna-se fundamental.

Sobre o Autor: Telmo Giani

Foto Curso Farmacologia OnlineTelmo Giani é Farmacêutico, Professor e Palestrante. Criou e desenvolve uma Metodologia Diferenciada de Estudo da Farmacologia. Ele consegue sintetizar em vídeos de 5 a 8 minutos as melhores Dicas, Orientações e “Macetes” sobre Doenças e Medicamentos. Já treinou mais de 12.000 Profissionais do Varejo Farmacêutico. Veja neste site: http://farmacologiaonline.com

Clique no banner abaixo para acessar o site:

logo-branco3-600x131

Tags: , , , , ,

Facebook Comments:

Leave A Reply (No comments so far)

No comments yet

Portal de Atualização Farmacêutica

Pesquisa

Você tem treinamento de Varejo Farmacêutico?

View Results

Loading ... Loading ...

Arquivos

Calendário

julho 2014
D S T Q Q S S
« jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031