Como montar um blog

[Vídeo-Post 004] – Hepatoprotetores (Silimarina)

  • Sharebar

hepatoprotetores silimarina

Hepatoprotetores

Abordaremos um tema que foi sugerido por um de nossos alunos e que sempre é objeto de discussão não só entre as pessoas da área de saúde mas também entre os especialistas bem como entre os clientes e as pessoas do seu convívio social.

Existe realmente um medicamento, um produto hepatoprotetor?

Existem medicamentos que protegem ou previnem o fígado contra agressões?

É isto que nós iremos ver hoje: o uso dos hepatoprotetores.


Em nosso estudo sobre hepatoprotetores vamos focar especificamente em uma substância: a Silimarina.

Explicando porque: a Silimarina apresenta alguns estudos em humanos. Poucos estudos, mas apresenta. Ao contrário das outras substâncias conhecidas e propagadas como hepatoprotetoras. Por isto o foco da nossa análise será a Silimarina.

A Silimarina na realidade é um dos princípios ativos que são obtidos do extrato de uma semente. Esta semente origina-se de uma planta difundida em praticamente todos os continentes.

A Silimarina é considerada o princípio ativo principal, correspondendo a 60% do extrato. Os nomes dos outros princípios ativos são um pouco exóticos e falaremos deles: a Silibina, a Isosilibina, a Silicristina e a Silidianina. São nomes realmente bem diferentes.

Sabe-se que a Silimarina é utilizada desde o século 16 para proteção hepática e também para a proteção da vesícula biliar.

E aí então vem a pergunta: Hepatoprotetores FUNCIONAM?

São efetivos?

Infelizmente nós temos poucos trabalhos e poucos estudos que podem oferecer uma resposta sólida, uma resposta definitiva ou uma resposta confiável.

Existem vários estudos em andamento sobre a Silimarina. Evidentemente são estudos promissores, mas no momento nós não podemos dizer que ela tem uma ação hepatoprotetora. Podemos sim dizer que ela apresenta boas perspectivas de ser utilizada como hepatoprotetora dependendo evidentemente destes estudos em andamento e baseado nos conhecimentos adquiridos através de estudos em animais de experimentação.

O que seriam estes conhecimentos?

Observou-se que a Silimarina tem uma ação antioxidante, ou seja, combateria os radicais livres. Possui uma ação anti-inflamatória e uma ação de proteção para o hepatócito, protegendo a sua membrana plasmática.

Repetindo: se estes achados se confirmarem em humanos, temos aí ótimas e promissoras linhas de pesquisa.

Resumindo: ainda não podemos falar que a Silimarina é um hepatoprotetor até que os estudos apresentem resultados conclusivos e mais significativos.

 Cursos Online na Área de Farmácia

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Apoio:
Como montar um blog