Cetoconazol

  • Sharebar

O Cetoconazol ainda é um medicamento muito consumido, embora as opções ITRACONAZOL e FLUCONAZOL apresentem melhor perfil farmacológico, como por exemplo, a menor incidência de efeitos colaterais. Neste texto, vamos analisar as interações medicamentosas do CETOCONAZOL:

ALPRAZOLAM: Risco de toxicidade do Alprazolam levando a sonolência, tontura, ataxia (má coordenação dos movimentos), fala arrastada, hipotensão arterial. Não é recomendado o uso simultâneo.

AMITRIPTILINA: Aumento dos níveis séricos da Amitriptilina, com efeito aditivo da cardiotoxicidade de cada um dos medicamentos, levando a arritmias e parada cardíaca. Não é recomendado o uso simultâneo.

ATORVASTATINA/LOVASTATINA/SINVASTATINA: Aumenta a concentração sanguínea da atorvastatina com maior risco de miopatia (dor muscular inespecífica e fraqueza) e rabdomiólise (necrose muscular). Não associar. Substituir por Pravastatina, porém monitore possíveis efeitos adversos.

DEXAMETASONA: Risco aumentado de efeitos adversos do corticoide como reações neuropsiquiátricas, distúrbio hidroeletrolítico, hipertensão arterial, hiperglicemia. A interação pode ocorrer mesmo com corticoides administrados pela via inalatória.

DOMPERIDONA: Aumento da concentração sanguínea da Domperidona podendo levar aos conhecidos efeitos adversos como sonolência, sedação, arritmias cardíacas e manifestações extrapiramidais como movimentos involuntários dos braços, pernas, dedos, lábios, língua, pálpebras, alterações na fala, etc.

FENITOÍNA: Redução da concentração sanguínea do Cetoconazol e aumento da Fenitoína. A associação não é recomendada.

FENOBARBITAL: Redução da concentração sanguínea do Cetoconazol, sendo necessário monitorar a eficácia do mesmo.

LANSOPRAZOL: Perda da eficácia do Cetoconazol; neste caso substituir pelo Fluconazol.

LEVOFLOXACINO: Risco aumentado de tontura, palpitação e síncope (perda súbita e completa da consciência). Associação não recomendada e se ocorrer, monitorar dosagem dos medicamentos, ECG e eletrólitos.

MIDAZOLAN: Aumento da concentração e dos efeitos do Midazolam, com risco de toxicidade. Não associar. Reduzir a dose do Midazolam em 75%.

OMEPRAZOL/PANTOPRAZOL: Perda da eficácia do antifúngico. Não associar.

Fonte utilizada: Interações Medicamentosas: Celmo Celeno Porto: Editora Guanabara Koogan, 2011.

 

Sobre o Autor: Telmo Giani

Foto Curso Farmacologia OnlineTelmo Giani é Farmacêutico, Professor e Palestrante. Criou e desenvolve uma Metodologia Diferenciada de Estudo da Farmacologia. Ele consegue sintetizar em vídeos de 5 a 8 minutos as melhores Dicas, Orientações e “Macetes” sobre Doenças e Medicamentos. Já treinou mais de 12.000 Profissionais do Varejo Farmacêutico. Veja neste site: http://farmacologiaonline.com

Clique no banner abaixo para acessar o site:

logo-branco3-600x131

Tags: , ,

Facebook Comments:

Leave A Reply (4 comments so far)

  • Rodrigo Santana Gato

    Vocês não colocaram a interação do cetoconazol com sildenafila que pode aumentar cerca de 100% a potencia da sildenafila

    • Wilson Coimbra

      Rodrigo, boa noite;

      Inicialmente obrigado pelo seu contato. Sua observação está correta, mas permita-me explicar porque esta interação não foi colocada. As interações postadas foram classificadas , de acordo com a bibliografia consultada, como interações medicamentosas de risco. A interação do cetoconazol com a sildenafila e outros medicamentos como sibutramina, tinidazol, pravastatina, loratadina, dentre outros medicamentos foram classificadas com interações de " risco a ser avaliado". De qualquer forma, sua observação é bastante útil e sempre quando postarmos novas interações , classificaremos cada uma para melhor avaliação das mesmas. Obrigado pela sua observação!

      Att

      Telmo Giani

  • http://yahoo Dowglas Marcelino Fu

    Ótima materia gostei muito.

    • Wilson Coimbra

      Nós é que agradecemos a sua participação!

Portal de Atualização Farmacêutica

Pesquisa

Você tem treinamento de Varejo Farmacêutico?

View Results

Loading ... Loading ...

Arquivos

Calendário

setembro 2014
D S T Q Q S S
« ago    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930