Medicamentos Genéricos X Manipulados

medicamentos-genericos-similares-referencia

Genéricos X Manipulados

Vamos responder nesta aula algumas perguntas feitas pelos usuários de nosso Curso de Farmacologia Online e por pessoas que curtem e acompanham as nossas páginas na internet, tanto no nosso site quanto no facebook.

A pergunta feita para nós foi a seguinte: Qual a diferença entre o medicamento genérico e o medicamento manipulado?

Para isto nós precisamos de uma outra definição. Para responder adequadamente esta pergunta precisamos entender inicialmente o que é um medicamento de referência.

Medicamento de Referência X Medicamento Genérico

O medicamento de referência é um medicamento inovador, ou seja, quando ele foi sintetizado, quando ele foi criado, não existia um outro medicamento com o mesmo princípio ativo. Então ele é um medicamento inovador, ele é uma referência. Este medicamento evidentemente passou por testes rigorosos da ANVISA e ele então é denominado desta forma. Ele é um medicamento de referência.

Quando a patente deste medicamento vence, ou seja, outros laboratórios podem agora fazer este medicamento, criar medicamentos com este princípio ativo, surgem então os genéricos.

O que são os genéricos?

Os genéricos são medicamentos que são “cópias exatas” dos medicamentos de referência. Por exemplo: Um genérico de um medicamento de referência apresenta equivalência farmacêutica, ou seja, ele tem a mesma composição do medicamento de referência e ele tem bioequivalência, ou seja, ele é absorvido na mesma concentração e na mesma velocidade do medicamento de referência.

Então ele vai ser absorvido no seu corpo da mesma forma que o medicamento de referência.

Então nós temos aí este conceito.

O genérico é um medicamento que pode ser intercambiável, que pode ser trocado pelo medicamento de referência porque os testes de equivalência terapêutica e de bioequivalência mostraram que são medicamentos idênticos.

Conhecidas então estas propriedades, ou seja, se você observa que a equivalência farmacêutica do genérico é a mesma equivalência do medicamento de referência que a bioequivalência do genérico é a mesma bioequivalência do medicamento de referência, fica fácil compreender porque o medicamento genérico é intercambiável, porque o medicamento genérico é intercambiável, porque o medicamento genérico é substituto do medicamento de referência. As mesmas propriedades, então nós temos 2 medicamentos rigorosamente iguais.

Medicamento Genérico X Medicamento Manipulado

Em relação ao medicamento manipulado, ele apresenta características especiais. Ele é manipulado em uma farmácia de manipulação, ele é uma prescrição individualizada para aquele paciente, naquele momento que por exemplo o paciente está com uma determinada doença.

Então você observa no rótulo do medicamento o nome do médico, o nome do paciente, nome e endereço da farmácia, o farmacêutico responsável, a validade do medicamento, o nome do princípio ativo que a gente chama de DCB (Denominação Comum Brasileira). No medicamento manipulado não tem o nome do medicamento de referência ou o nome do medicamento similar.

Então lá, no rótulo você pode encontrar, por exemplo: Amoxicilina, Captopril, Azitromicina, sempre com estes nomes, a denominação comum brasileira.

O medicamento manipulado passa por um controle de qualidade na farmácia de manipulação mas deve ser ressaltado um ponto: o medicamento manipulado não passa pelo teste de bioequivalência. Teste este pelo qual passa o medicamento genérico e o medicamento de referência.

Estas são as diferenças entre o medicamento manipulado e o medicamento genérico. Espero que a sua dúvida tenha sido sanada.

Cursos Online na Área de Farmácia

Sobre o Autor: Telmo Giani

Foto Curso Farmacologia OnlineTelmo Giani é Farmacêutico, Professor e Palestrante. Criou e desenvolve uma Metodologia Diferenciada de Estudo da Farmacologia. Ele consegue sintetizar em vídeos de 5 a 8 minutos as melhores Dicas, Orientações e “Macetes” sobre Doenças e Medicamentos. Já treinou mais de 12.000 Profissionais do Varejo Farmacêutico. Veja neste site: http://farmacologiaonline.com

Clique no banner abaixo para acessar o site:

logo-branco3-600x131