Medicamentos que provocam tosse. Quais e por que?

Algumas classes de medicamentos são conhecidas por causarem tosse, uma reação adversa que pode levar ao abandono do tratamento pelo paciente, suspensão do medicamento e substituição por outro ou combate ao sintoma. Tosse não é uma doença e sim um sintoma que é comum em várias patologias.

Dentro deste contexto, vamos responder a três perguntas:

  • Quais são os medicamentos que causam tosse?
  • Como ocorre este mecanismo?
  • O que deve ser feito nesta situação?

Para abordar este importantíssimo tema, preparamos um resumo baseado no artigo Tosse crônica: não se esqueça das causas induzidas por drogas, publicado no periódico Primary Care Respiratory Journal 2012; 21(3): 342-348

Principais classes de medicamentos causadoras de tosse

  • Inibidores da EC (inibidores da enzima conversora da angiotensina )

Medicamentos muito utilizados em patologias cardiovasculares, a tosse seca noturna é relatada por 5-35% dos pacientes. Há pouca relação dose-resposta e embora o início da tosse possa aparecer 6 meses após iniciada a terapêutica, normalmente ocorre na primeira semana do tratamento.

Deve-se destacar que a remissão da tosse pode ocorrer em poucas semanas, porém uma faixa significativa dos pacientes pode relatar até três meses para cessar esta reação adversa.

Sabe-se que ocorre devido á liberação de bradicinina, que normalmente é metabolizada pela ECA nos pulmões. As queixas referem-se a prurido ou aspereza na garganta. A abordagem mais efetiva é interrupção do medicamento. Curiosamente observou-se que esta reação apresenta-se com mais frequência nas mulheres, talvez por terem o reflexo da tosse mais acentuado, e nos chineses.

Caso seja reintroduzido outro IECA, a reincidência da tosse é observada.

  • Bloqueadores do RA2 (receptor da angiotensina 2)

A troca do IECA pelo RA2 em paciente com relato de tosse é comum, embora estas classes de medicamentos possuam efeitos similares. Exemplificando, os Bloqueadores de RA2 também podem causar tosse, porém esta situação é três a quatro vezes menos comum. A reincidência também é menor caso seja reintroduzido, em comparação com os IECA.

  • Betabloqueadores

A tosse pode ser a manifestação inicial da hiper-responsividade das vias aéreas ou da bronco-constrição, efeitos relacionados aos Betabloqueadores.

  • AINEs

A bronco-constrição pode ocorrer em 5% dos pacientes com asma, devido as ações relacionadas aos leucotrienos e ciclooxigenase 1. Importante destacar que os sintomas podem surgir entre 30 minutos a três horas após a administração do medicamento e estar ligado a rubor facial e sintomas nasais. Nesta situação, os antagonistas dos leucotrienos, que fazem parte da farmacoterapêutica da asma podem ser utilizados.

  • Antagonistas do cálcio

Provocam a tosse por refluxo devido a ação de relaxamento da pressão do esfíncter esofágico inferior. Assim, haverá alteração do esvaziamento esofágico e esta alteração é dependente da dose.

Os trabalhos sobre o tema relatam que o verapamil e o anlodipino apresentam mais queixas de tosse do que o diltiazem. Atenção: a tosse por refluxo pode também ser aumentada pelo uso de outros medicamentos como nitratos, por ações semelhantes na pressão do esfíncter esofágico inferior. A supressão da tosse pode demorar até três meses com a suspensão dos medicamentos.

Por fim, lembre-se que a tosse que se relaciona a medicamentos pode sinalizar outras patologias e desta forma a consulta ao especialista torna-se fundamental.

Sobre o Autor: Telmo Giani

Foto Curso Farmacologia OnlineTelmo Giani é Farmacêutico, Professor e Palestrante. Criou e desenvolve uma Metodologia Diferenciada de Estudo da Farmacologia. Ele consegue sintetizar em vídeos de 5 a 8 minutos as melhores Dicas, Orientações e “Macetes” sobre Doenças e Medicamentos. Já treinou mais de 12.000 Profissionais do Varejo Farmacêutico. Veja neste site: http://farmacologiaonline.com

Clique no banner abaixo para acessar o site:

logo-branco3-600x131

Tags: , , , , ,

Facebook Comments:

Leave A Reply (No comments so far)

Portal de Atualização Farmacêutica
Capa Da Revista Atualização Farmacêutica Nº2 250 px

Pesquisa

Você tem treinamento de Varejo Farmacêutico?

View Results

Loading ... Loading ...

Arquivos

Calendário

agosto 2015
D S T Q Q S S
« jul    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Vídeos Ajudam A Responder Perguntas Sobre Medicamentos!
  • Vídeo 1 – Interações Dos Medicamentos Com Alimentos
  • [Vídeo 2] – Uso Do Anticoncepcional Como Pílula Do Dia Seguinte
  • Vídeo #3 – Uso Contínuo Do Anticoncepcional Para Evitar A Menstruação
Profissional Do Varejo Farmacêutico, Saiba Como Responder As Perguntas Dos Seus Clientes ! Coloque O Seu Nome e E-Mail no formulário abaixo e tenha acesso aos vídeos !
Fique Tranquilo. Seus Dados Estão Protegidos. Não Compartilharemos Com Ninguém.