Orientações Sobre Contracepcao Hormonal Oral, Injetável e Trimestral

contracepcao hormonal oral, injetavel e trimestral

 contracepcao hormonal – contracepcao hormonal

Quanto tempo leva para a mulher engravidar após suspender o uso de anticoncepcionais hormonais?

Veja estas situações comuns no seu trabalho…
Sua cliente que toma pílula pergunta a você quanto tempo ela pode levar para engravidar se suspender o anticoncepcional?
Você se lembra da resposta certa?
E para aquela cliente que utiliza o contraceptivo injetável? O que devemos responder?
E temos ainda clientes que desejam saber não sobre a gravidez, mas o retorno da ovulação, ou seja, quanto tempo ela levará para ser fértil, visto que muitas pessoas dizem que o uso prolongado de anticoncepcionais diminui bastante o retorno da Ovulação e da Fertilidade. E Agora? Qual a resposta correta da pergunta?
Existem diferenças de tempo para ocorrer a ovulação e tempos diferentes para ocorrer a gravidez dependendo do método contraceptivo hormonal usado.
Telmo Giani faz um resumo sobre esse assunto em vídeo.
Veja:

Contracepcao Hormonal Oral, Injetável e Trimestral

Dentro deste universo amplo que envolve este tema, uma dúvida bastante comum que as pessoas apresentam ao Profissional do varejo Farmacêutico e que este profissional deve saber responder para orientar corretamente a cliente.

Quanto tempo a mulher leva para engravidar após suspender o método contraceptivo?

No método contraceptivo hormonal oral, os trabalhos apontam que, em média, 50% das mulheres engravidam após suspender o método, ou seja, quando a mulher acaba de tomar a última pílula e resolve não tomar mais, 50% delas irão engravidar nos próximos 3 meses.

Em se tratando da anticoncepção injetável mensal, tem um detalhe aí muito importante: a mulher leva, em média, 60 a 90 dias para retornar a ovulação. Veja bem, no método oral, 50% das mulheres engravidam até 3 meses. Agora estamos falando de 60 a 90 dias para retomada da ovulação. É um detalhe muito importante para explicar para a paciente.

Em relação à anticoncepção injetável trimestral, ela gasta, em média, 9 a 16 meses para engravidar.

Resumindo:

  • Contracepção Hormonal Oral: 50% das mulheres engravidam após 3 meses após suspensão do método
  • Anticoncepção Injetável Mensal: 60 a 90 dias para retornar a ovulação
  • Anticoncepção Injetável Trimestral: 9 a 16 meses para engravidar

Informações sobre métodos contraceptivos sempre serão importantes, pois se trata de um tema presente na vida das pessoas. Embora a disseminação da informação seja maior hoje do que a décadas passadas, ainda é necessário revisar, atualizar e corrigir conceitos arraigados nas pessoas.

O tema e os questionamentos sobre métodos contraceptivos nas drogarias, entre amigos, colegas e ambiente social são constantes e necessitamos estarmos atualizados e preparados para satisfazer esta demanda das pessoas.

Vários casais não utilizam os métodos contraceptivos de barreira ou hormonais, preferindo utilizarem os métodos comportamentais. Estes métodos não utilizam nenhum medicamento ou objeto para evitar a contracepção e são conhecidos quatro tipos: o Ogino-Knaus ou do calendário, Curva térmica basal, Muco cervical , Sintotérmico que combina os três anteriores citados e o coito interrompido.

Veja mais informações neste post:

A Associação Médica Canadense publicou na sua edição on line de dezembro um estudo mostrando a associação entre a formação de coágulos (trombose) e mulheres com a sindrome dos ovarios policisticos (SOP) utilizando anticoncepcionais orais.
Segundo a publicação, ocorre o dobro de risco em comparação com outras mulheres que não tem a síndrome.

Veja Mais Informações neste Post:

Sobre o Autor: Telmo Giani

Foto Curso Farmacologia OnlineTelmo Giani é Farmacêutico, Professor e Palestrante. Criou e desenvolve uma Metodologia Diferenciada de Estudo da Farmacologia. Ele consegue sintetizar em vídeos de 5 a 8 minutos as melhores Dicas, Orientações e “Macetes” sobre Doenças e Medicamentos. Já treinou mais de 12.000 Profissionais do Varejo Farmacêutico. Veja neste site: http://farmacologiaonline.com

Clique no banner abaixo para acessar o site:

logo-branco3-600x131