Retirando o cerume (cera do ouvido): Onde está o erro?

  • Sharebar

retirar tirar cerume cera do ouvido

cerume cera ouvido

Retirando o cerume (cera do ouvido): Onde está o erro?

Hoje iremos abordar em nosso blog dois temas que surgem como dúvidas no varejo farmacêutico: o uso de medicamentos tópicos para o ouvido e a validade de retirar ou não o cerume do ouvido. Boa leitura!

Retirar ou não a “cera do ouvido” (cerume)?

Qual a função do cerume ou cera do ouvido?
O cerume ou popularmente referido como cera do ouvido, tem uma importantíssima função: proteção do canal auditivo de agressões causadas por microorganismos, corpos estranhos, água, etc.
Seu acúmulo é prejudicial?
Alguns pacientes referem-se a prurido (coceira), perda de audição e desconforto com o acúmulo do cerume, embora frequentemente não apresentem sintomas.
Qual a composição do cerume?
Basicamente de gordura produzida pelas glândulas sebáceas, restos de pele, microorganismos e água.
O acúmulo de cerume pode causar algum problema ao indivíduo?
Em relação ao cerume, deve-se evitar sua impactação, ou seja, a criação de uma “rolha” na porção final do canal auditivo devido ao uso de grampos ou cotonetes que empurram o cerume. Nestes casos o paciente pode-se queixar, além dos sintomas já citados, de otalgia (dor de ouvido) tosse, zumbido e tonturas.
Lembre-se que o cotonete empurra muito mais “cera do ouvido” para o fundo do canal auditivo do que consegue retirar. Por fim, lembremos que temos pacientes que a produção do cerume é superior a quantidade que o ouvido consegue eliminar, gerando assim risco constante de formação de novos rolhões de cerume.
Como deve ser a retirada do cerume?
Basicamente pode utilizar de três medidas:
a) Ceruminolíticos: São pingados no conduto auditivo, amolecendo o cerume e facilitando assim a sua expulsão. O óleo mineral costuma ser usado também.
b) Irrigação: Geralmente utiliza-se um jato de soro morno introduzido através de uma seringa. Existem algumas contraindicações neste procedimento como perfuração do tímpano e processos infecciosos no ouvido, motivo pelo qual seu uso deve ser feito pelo especialista.
c) Retirada mecânica da “cera do ouvido“: feito somente pelo otorrinolaringologista, é um método rápido e eficiente.
Por fim, lembro-me de um otorrinolaringologista que consultei uma vez devido a um zumbido crônico no ouvido. Perguntei a ele sobre este hábito das pessoas de enfiarem objetos no ouvido para limpeza. Ele já tinha ouvido as pessoas dizerem que enfiaram tampa de caneta, grampo, caneta, lápis, etc.
Sem muita voltas, dizia para estas pessoas: a única coisa que você pode enfiar no seu ouvido é o cotovelo!
É incrível, mas  algumas pessoas ainda questionavam: Como? Não tem jeito! E ele respondia: é por isso mesmo, não tem jeito de encostar o cotovelo no ouvido e se tivesse, você não conseguiria enfiar!!!
Ops, você está conferindo se realmente não tem jeito mesmo??? Acredita agora? :)

Medicamentos Tópicos Otológicos

Recentemente o coordenador do Laboratório de Medicina Baseada em Evidências da Universidade do Estado do Pará, Regis Bruni Andriolo, deu um depoimento desestimulando os otorrinolaringologistas e pediatras para a prescrição de anti-histamínicos e descongestionantes às crianças com otite média aguda e otite com efusão, ou seja, com acúmulo de líquido.
O pesquisador reforçou sua opinião citando várias recomendações científicas que já foram divulgadas via periódicos da área. Em uma das publicações citadas, observou-se um aumento das reações adversas como tontura, diarreia, exantema (erupções cutâneas), levando a alguns casos a interrupção do uso dos medicamentos.
No outro estudo, a utilização de anti-histamínicos e descongestionantes aumentaram sensivelmente as conhecidas reações adversas como sedação, irritabilidade e desconforto gastrointestinal.

Sobre o Autor: Telmo Giani

Foto Curso Farmacologia OnlineTelmo Giani é Farmacêutico, Professor e Palestrante. Criou e desenvolve uma Metodologia Diferenciada de Estudo da Farmacologia. Ele consegue sintetizar em vídeos de 5 a 8 minutos as melhores Dicas, Orientações e “Macetes” sobre Doenças e Medicamentos. Já treinou mais de 12.000 Profissionais do Varejo Farmacêutico. Veja neste site: http://farmacologiaonline.com

Clique no banner abaixo para acessar o site:

logo-branco3-600x131

Tags: , , ,

Facebook Comments:

Leave A Reply (No comments so far)

No comments yet

Portal de Atualização Farmacêutica

Pesquisa

Você tem treinamento de Varejo Farmacêutico?

View Results

Loading ... Loading ...

Arquivos

Calendário

julho 2014
D S T Q Q S S
« jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031